Informações sobre Animais Silvestres e Exóticos
 
InícioCalendárioGaleriaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se
Acessórios para Silvestres e Exóticos: www.zoopets.com.br/loja

Compartilhe | 
 

 O manuseio e Sentidos - Hedgehog

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
LovelyHedge

avatar

Mensagens : 7
Pontos : 19
Data de inscrição : 23/10/2009
Localização : Rio de Janeiro

MensagemAssunto: O manuseio e Sentidos - Hedgehog   Sex 23 Out - 19:17

O manuseio do Hedgehog é fundamental para socializá-lo e quanto mais freqüente, mais ele se adapta ao dono e fica relaxado. Normalmente, tocá-lo não traz riscos, mas deve ser feito com cuidado, sobretudo no período de adaptação, para evitar que se assuste e arme os espinhos cortantes. Antes de manuseá-lo é importante que ele se acostume ao novo lar por um ou dois dias (não mais que isso), habituando-o à voz e cheiro do novo dono e à nova rotina alimentar.
Quem está acostumado a manuseá-lo, não se preocupa com os espinhos. Os Hedges não são pesados o suficiente para furar nossa pele só de serem carregados por nós, tampouco provocar ferimentos graves. De qualquer forma, ao levar uma espetada é bom lavar o local e desinfetar.
Para quem tem receio de se ferir ou de machucar o Hedge, há algumas técnicas para o manuseio seguro. Uma, é colocar o Hedgehog sobre a palma da mão com o auxílio de uma espátula plástica. Outra, é, usando uma luva, aproximar calmamente a mão na lateral do corpo do ouriço, que imediatamente abrirá os espinhos. Ao perceber que não se trata de um potencial agressor, baixará a guarda pontiaguda. Então, calmamente, retira-se a luva e pega-se por baixo.

Relaciona-se com o ambiente que o cerca principalmente pelo apuradíssimo olfato, já que não enxerga muito bem. O dono deve evitar usar produtos que mudem o seu cheiro, como luvas ou mesmo perfumes, principalmente nas mãos. O componente de alguns perfumes pode causar reações em alguns Hedges, como espumar ou dar pequenas dentadas. Nesses casos, uma forma de evitar o problema é lavar as mãos com sabão neutro. Luvas devem ser usadas só com Hedges que costumam morder. Além de virar uma bola de espinhos quando assustado, o Hedgehog pode manifestar seu estado de espírito através de sons. Quando apreensivo com a aproximação de qualquer coisa estranha, produz sons parecidos com espirros ou baforadas; emite um estalo se é tocado quando está em forma de bola; no chão, pode grunhir se procura por algo; guinchar alto e forte se assustado ou machucado; e, ainda, farejar para demonstrar interesse por algo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
O manuseio e Sentidos - Hedgehog
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Sentidos das aves
» Duvidas sobre coleiros ?
» Tudo sobre o Beija-Flor
» Azulão calado
» Manuseio do meu papa capim?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ZooPets - Fórum :: Mamíferos-
Ir para: