Informações sobre Animais Silvestres e Exóticos

InícioCalendárioGaleriaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se
Acessórios para Silvestres e Exóticos: www.zoopets.com.br/loja

Compartilhe | 

iguana iguana - iguana verde

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
iguanama
Convidado

MensagemAssunto: iguana iguana - iguana verde   Sab 24 Out - 13:27

O iguana verde é um lagarto de florestas tropicais encontrado na América central e parte da America do sul como a Amazônia.
Quando pequenos costuman comer alguns insetos porem a medida que vao crescendo perdem esse habito e se alimentao basicamente de folhas,frutos e verduras.De habitos diurnos o iguana pode chegar ate 2 metros de comprimento, atingindo sua maturidade sexual a partir dos 4 anos de idade,a época de acasalamento é na primavera e verao, sua postura de ovos costuma ser em media de 25 que eclodem depois de 65 a 80 dias, pode chegar ate 15 anos de idade,se bem tratado ate os 20.
Como meio de defesa costuman dar chicotadas com o rabo e de vez em quando mordidas, porem isso raramente acontece.

alimentaçao:
sua dieta deve ser feitah de 60% verduras,30% vegetais e 10% frutas.

verduras:agriao,espinafre,couve,almeirao,rucula,escarola,folha de beterraba,aspargo,repolho,flor de hibiscus entre outros.ATENÇAO: não forneça alface ao seu iguana pois alem de nao ter nutrientes o suficiente que o animal precisa causa diarreia e o deixa sonolento.

legumes:pimentao,cenoura(ralada se for para um animal jovem se caso seja adulto em pedaços pequenos),pepino,abobrinha,abobora,ervilha,vagem,kiabo,feijao verde,batata doce,beterraba,nabo,brócolis.

frutas:banana,maça,pera(esses aqui citados todos com casca pois contem nutrientes essenciais para o animal),tomate,laranja,mamao,kiwi,cereja,amora,framboesa.
obs:os iguanas costumao escolher o alimento,NAO OS DEIXE, sempre ofereça varios tipos de alimento ou entao faça uma salada bem colorida para que ele coma de tudo,ao cotrario tera um insuficiencia de nutrientes podendo levar o animal a morte.

terrario:
o terrario deve conter amplas extensoes como 3mx3mx1m(comprimento,altura,largura)menor q isso seria como um ser humano preso em um banheiro,esse tamanho é essencial para manter um casal alojado,como sao seres arbolicoras,ou seja,vivem em arvores,deve se colocar aguns galhos para que o iguana possa trepar,certifique-se que esses galhos estejam fixados e bem firmes para evitar que o animal caia e se machuque.O substrato pode ser de tapete atoxico que é um bom absorvente ou o bom e velho jornal,outros substratos nao sao recomendados como areia,terra,cascalho,e outros, por serem muito pequenos o animal pode ingerir causando um emtopimento e levando -o a morte.
Vasilhames rasos abaixo da altura do animal para que se possa por agua,pois maior que isso o animal pode nao encontrar.

aquecimento e iluminaçao:
Sem duvida que o sol é a melhor fonte de calor para eles,os raios uvb,uva sao essenciais para o aumento do metabolismo do animal e para auxiliar em suas funçoes digestivas,na natureza costumam tomar banhos de sol de ate 8 horas por dia, mas em cativeiro de 15 a 30 min ja fazem uma grande diferença no animal.
Algumas lampadas podem ''substituir'' o sol ,como a repti glo 5.0 que transmite calor e raios uvb e uva e para a noite uma heat glo,sua iluminaçao nao atrapalha no repouso do animal e torna a area mais quente.
PEDRA AQUECIDA NÃO: embora muitos sites indiquem a pedra aquecida nao é um bom recurso para o iguana,ele nao absorve calor por baixo e sim o calor que vem por cima em forma de raios, alem disso a pedra pode causar serios danos de queimadura ao animal,sao mais idicadas para geckos,calangos e teius entre outros...

reproduçao:
Em cativeiro a reproduçao é considerada facil,assim com a dos cachorros,no relacionamento o macho pode morder a femea que é extremamente normal,e algum tempo depois a femea bota em cerca de 25 ovos q irao eclodir entre 65 a 80 dias.E interresante haver um local que eles possam cavar no terrario assim a femea ira depositar os ovos ali.

incubando os ovos:
depois da postura retire-os sem move-los da posiçao que estavao e os coloque em uma vasilha com areia umidecida e essa vasilha dentro de uma caixa termica com uma lampada para aquecer e dar iluminaçao;é interessante saber-mos que dependendo da temperatura o sexo dos animais é definido:
entre:26 e 27 graus celcius = femeas
entre:27 e 29 graus celcius = 2 sexos
entre:29 e 32 graus celcius = machos

sexagem:
Ate que eles tenham 4 anos de idade é muito deficil sabermos diferenciar a femea do macho apos isso saberemos atraves de:
macho:crista e papo mais desenvolvido e o rabo com listras mais intenssas
femeas:crista e papo menos desenvolvidos e rabo com listras menos intenssas.

curiosidades:
o igauan pode machucar o rabo e perde-lo poremdentro de algum tempo nascerá outro nao tao bonito quanto o anterior mais pelo menos nascera.
iguanama
Convidado

MensagemAssunto: iguana verde   Sab 24 Out - 13:31

Phrancis

Pontos : 4

MensagemAssunto: Re: iguana iguana - iguana verde   Dom 14 Fev - 22:41

Olá, estou querendo criar uma iguana... começei a pesquisar e tudo.

Sobre o terrário, eu tenho no quintal uma arvore e em volta da arvore uma parece de meio metro envolvendo a arvore, formando um circulo de mais de 1m de diamentro. La bate sol de manha, acho q ate 10hr da manha e depois faz sombra mas fica aberto e ventilado, quero saber se posso fazer desse local um terrario pro iguana? e o que mais posso acrescentar para ele ficar quando anoitecer?
Ver perfil do usuário
iguanama
Convidado

MensagemAssunto: iguana   Sex 19 Mar - 1:10

pode sim amigo só o que voce precisa é colocar bastante agua para manter a umidade e um abrigo contra a chuva e umas duas lampadas para o aquecimento noturno mais recomendada a heat glo de 100w focada em um só lugar !! espero ter ajudado!
Juliana
Convidado

MensagemAssunto: E agora?   Seg 26 Abr - 16:14

Olá!
Que bom que posso contar com essa ajuda. Essa semana me deparei com uma iguana na minha janela (na verdade ela estava nas folhas da palmeira e minha janela fica no andar de cima). Como temos um pastor belga nada amigável em casa achei melhor tira-la de lá. Era noite. Ela estava super tranquila. Reagiu muito pouco. Estava trocando a pele também. Deixei ela dentro de casa, no banheiro...foi meio de improviso...não tenho nada aqui parecido com um terrareo, apenas um espaçoso e iluminado box de banheiro. O problema e que o bichinho (1 metro ou pouco mais) acordou não muito amigável. Está super assustado e se defende com o rabo com bastante força. Temo que ele se machuque ou quebre o box. E para completar aqui por perto não tem vegetação arbórea. No máximo pasto. Leio que as pessoas que importaram iguanas irresponsavelmente as soltaram por aí...então não devo soltar? leio que são extremamente dóceis...mas esse ta zangado...minha corn snake sim é dócil. Ele vai se acalmar? O melhor que posso fazer é um terrário? Ofereci folhas, frutas...mas estou com dificuldades em por água para ele. (Quando está dormindo é tão bonito, tão relaxado, tranquilo)
iguanama
Convidado

MensagemAssunto: para quem axou a iguana na palmeira   Sex 16 Jul - 1:44

faça o seguinte amigo, de alimentaçao para ela duarnte as 4 horas da tarde é um hora em que o animal esta mais tranquilo e com bom apetite mantem bastante contato com ele porem com cuidado matenha uma certa distancia do bixo e fique lah por um tempo ate que ele se acustume com a sua presença,quando for manusea-lo chegeu calmo e converssando com o bixo,faça um carinho e depois o pego quand ver que ele o aceitou,de manha geralmente eles sao bem agitados procure manusea-lo sempre na parte de fim de tarde!!
espero ter ajudado!!
rose
Convidado

MensagemAssunto: achei 5 iguanas numa caixa    Ter 7 Dez - 13:39

Olá! meu é Rose moro em cajamar-polvilho num condominio de predios na saida 29 da rodovia anhanguera,achei 5 tres adultos e dois filhoets e nao posso cria-los no meu apto.espero que alguem me ajude por favor obrigada
rose
Convidado

MensagemAssunto: achei 5 iguanas numa caixa   Ter 7 Dez - 13:42

gente meu e-mail é rose_m_sp@hotmail.com e meu celular é 11 95484207 espero que alguem responda obrigada e sao 5 iguanas obrigda
ZooPetss
Convidado

MensagemAssunto: Iguanas   Sex 10 Dez - 0:36

Olá Rose, o melhor a fazer é encaminha-las ao Ibama, acesse e procure o telefone da central de seu estado.
Zoopetss
Convidado

MensagemAssunto: Re: iguana iguana - iguana verde   Sex 10 Dez - 0:37

w w w . ibama . gov . br
bielolid
Convidado

MensagemAssunto: Iguana   Qua 16 Mar - 19:14

Minha iguana tem dois meses e meio, ela não está comendo todos os dias, o que ela mais come são flores, pequenininhas que tem no jardim da minha avó, ela está no meu banheiro porém é só provisório, estou quase terminando o viveiro que estou construindo pra ela, onde haverá terra, dois andares, ela vai poder subir ao segundo andar por um tronco, haverá três lustres no teto, porém como é no meu quintal, vai receber raio do sol direto, mas quando estiver frio, vou "fechar" um lugarzinho pra ela, aonde vai ficar a heat lamp, e as outras duas vão ser a que ela pensa que é o sol, e nessa parte terá uma pedra aquecida também, comprei uma pedra com regulagem, assim eu nunca deixarei ela se queimar, e esse cantinho que ela pode entrar e sair a hora que quiser, vai ter um espaço pequeno para entrar pra não entrar tanto vento, vai ter terra no chão do viveiro, e pretendo usar uma pia de plástico como uma "piscina" pra quando estiver calor se ela quiser se refrescar, porém, vai haver também um bebedouro, que ja tenho no caso, e um comedouro também, queria saber mais a respeito da alimentação, elas comem todo dia? e também queria saber se é normal elas espirrarem, a minha espirra as vezes, fiquei preocupado, não sei se posso leva-la ao veterinario, porque não tenho a registração do ibama, acho muito caro, então queria saber se se eu levá-la ao veterinario vou ter que pagar alguma multa, ou perde-la, amo muito ela quero o melhor pra ela, por isso ja tomei os maiores cuidados possíveis, mas não quero perde-la, não sei se o espirro era pra me espantar, queria a ajuda de vocês muito obrigado.
vickkyr
Convidado

MensagemAssunto: Re: iguana iguana - iguana verde   Ter 12 Jul - 0:47

Oi, eu encontrei a minha iguana faz tres dias . Ela ficava no telhado de casa e jogavamos mamão e banana para que ela comesse, também deixamos água. Hoje pela manhã, ela estava dentro de casa. Tentamos pega-la, e como não está acostumana conosco ficou bastante assustada e correu, acabou se ferindo mas não foi muito, conseguimos pega-la. Notamos que o seu rabo estava cortado e estava ferido, mas não foi na tentativa de captura-la. Então já era de alguem que a maltratou.
Levamos ao museu e não aceitaram, falaram que estava super lotado, então fomos ao Ibama e ELES TAMBÉM NÃO ACEITARAM. Nos falaram que há super lotamento e que eles não tinham condições de ficar com o bicho. Eu fiquei com raiva, mas tive dó do animal e resolvi cuidar dele.
De improviso coloquei ele em uma cesta grande com frestas pequenas e frequentes por onde ele vai respirar. Cobri uma parte com TNT e outra com um vidro por onde coloco a comida e ele pode pegar sol e ver o que acontece e eu possa ve-lo também.
Ele esta com medo, não parece ser muito agressivo. E quero ficar com ele já que o IBAMA " não tem condições " .
Como faço para domesticado ? Quero que ele seja docil e que não me veja como uma ameaça. Alguma dica ?
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: iguana iguana - iguana verde   

iguana iguana - iguana verde
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Desova de tartarugas em Cabo Verde
» Peixe Baiacu Verde -Ficha Técnica-
» Lago com problema com água verde - João Pessoa
» Água verde
» canaria verde cana fogosa demais quando escuta o macho cantando.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ZooPets - Fórum :: Répteis :: Lagartos-
Ir para: