Informações sobre Animais Silvestres e Exóticos
 
InícioCalendárioGaleriaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se
Acessórios para Silvestres e Exóticos: www.zoopets.com.br/loja

Compartilhe | 
 

 Montagem e Manutenção de Aquários Plantados.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Deh



Mensagens : 3
Pontos : 5
Data de inscrição : 26/10/2009
Localização : SP/MG

MensagemAssunto: Montagem e Manutenção de Aquários Plantados.   Ter 27 Out - 7:44

Este tópico tem a intenção de dar um pequeno resumo do que precisa para um aquário plantado desde o iníco até a manutenção.

Um aquário plantado pode ser montado em qualquer litragem desde que o aquarista seja paciente. Há diferenças entre um aquário plantado e um aquário com plantas. Se a sua intenção é algumas plantas como ornamento então você deseja um aquário com plantas. Se você deseja um aquário densamente coberto, com diversas especies de plantas então você deseja um aquário plantado.



Um aquário com plantas não necessita de qualquer estrutura, já que há plantas pouco exigentes e que nem de um substrato precisam. Já um aquário plantado requer uma certa estrutura e um certo esforço para ser mantido. Começamos então com os pontos importantes para mantagem e manutenção de um aquário plantado.

I - Substrato
Um aquário plantado normalmente vai contar com algumas plantas pouco e outras muito exigentes. Para as mais exigentes é necessário um substrato fértil.
O substrato fértil pode ser uma camada de húmus tratado, com cerca de 1 a 2 centímetros de espessura. Há ainda substratos industrializados prontos para serem utilizados em aquário, mas com um valor mais elevado.
Além disso pode-se espalhar laterita no fundo (que vai disponibilizar ferro para as plantas), fertilizantes de liberação lenta que fornecerão nutrientes para as plantas. Após feita a camada fértil, deve-se isolar esta da água, fazendo uma camada inerte. Essa camada inerte deve ter cerca de 4cm e poderá ser feita com areia de construção tratada, areia de filtro de piscina, cascalho, entre outros.

II - Filtragem
A filtragem mais recomendada é de 5 vezes o volume do aquário, por exemplo, um aquário de 100 litros deveria ter uma filtro com vazão de 500L/H pelo menos. Mas essa filtragem pode variar de 3 a 8 vezes o volume do aquário, dependendo do aquarista e da necessidade. Como filtros temos:
-Filtro externos hang-on, que são os mais utilizados que ficam "pendurados" no vidro do aquário;
-Filtro interno, que são filtros que ficam dentro d'água;
-Filtro externo tipo canister, são os mais potentes e eficientes quando se trata de filtragem;
-Filtro UV, que têm como função esterelizar a água;
entre outros.
Pode-se ainda contar com elementos filtrantes como carvão ativado, anéis de cerâmica, entre outros elementos que tornam a água apropriada para os peixes, sendo os anéis de cerâmica indispensáveis, já que alojam bactérias nitrificantes para fazer a filtragem biológica, que é a filtragem mais importante do aquário.

III - Iluminação
Fala-se muito de 1 Watt por litro da lâmpada fluorescente e 6500K de temperatura de cor. Mas sabe-se que a maior parte das plantas podem ser mantidas entre 0,5 e 0,8W/L.
O fotoperíodo deve simular o natural, ou seja, de 10 a 12 horas/dia de luz e 12 a 14 horas de período escuro. Em caso de aparecimento de algas, esse fotoperíodo pode ser diminuido para 8 horas.

IV - Gás Carbônico
Como se sabe, o CO2 é parte da fórmula básica da fotossíntese das plantas, e no aquarismo não é diferente. É ideal colocar pelo menos uma garrafa caseira para injetar CO2 no aquário, embora há plantas pouco exigentes em relação ao CO2.

V - Troncos, Rochas e ornamentos
É interessante a colocação de troncos, rochas ou outros itens de ornamentação artificial, que é bem pessoal. No meu caso não gosto de itens artificiais em um aquário natural.
No caso de troncos é importante o tratamento antes de colocá-los no aquário. Pode-se tratar em imersão em água fervendo, solução com sal iodado e cloro ativo. Para as rochas a atenção deve estar voltada para possíveis alterações nos parâmetros da água como o pH.

VI - Temperatura da água
É fundamental para manter os peixes um termostato, para que mantenha a temperatura sempre constante, sem prejudicar assim os peixes com variações na temperatura d'água.

Apresentado os itens mais importantes, vamos a montagem e manutenção.

1 - MONTAGEM
Tendo o aquário e todos os acessórios em mãos vamos ao passo-a-passo.

1.1 - Preparação do substrato
Primeiramente espalha a laterita concentrada pelo fundo do aquário.


Feito isso, espalhar o húmus tratado pelo fundo do aquário, formando uma camada de 1 a 2 cm de espessura.


Em caso de utilizar de algum fertilizante de liberação lenta, espalhar pelo húmus, enterrando as microcápsulas.

Por fim, preparar a camada inerte, cerca de 4cm.


Está pronto o substrato! Já pode enxer o aquário, utilizando alguma superfície rígida no substrato para que a água da mangueira não bata direto no mesmo, bagunçando todo o substrato. (Algumas pessoas preferem plantar antes de enxer o aquário, fica a critério de cada um).

1.2 Ciclagem
Uma vez que o aquário está cheio, o filtro deverá ser ligado e o aquário entra em um período de 30 dias ciclando. A ciclagem é importante para formar colônias de bactérias que futuramente participarão da decomposição de dejetos de peixes e restos de ração.

1.3 Testes dos parâmetros da Água
Após a ciclagem é importante medir os parâmetros da água. Os testes que deve-se ter controle são: Amônia, Nitrato, Cloro, PH, GH e KH.

1.4 Fauna
Estabilizado o aquário, já podem ser colocados os peixes. A escolha da fauna do aquário é muito pessoal mas é importante lembrar que as espécies de peixes deverão ser compativeis umas com as outras, por exemplo, as diferentes espécies deverão ser de mesmo pH e temperatura ideal aproximada entre eles. Além disso é importante saber a compatibilidade entre espécies em questões de agressividade, etc.

2 - MANUTENÇÃO
Após montado o aquário, é preciso mais paciência ainda, para poder dar a manutenção necessária ao aquário.

2.1 - Troca Parcial de Água (TPA)
A troca parcial de água é o que o próprio nome já diz. A troca de certa porcentagem de água traz novos nutrientes e renova a água do aquário. Nas primeiras semanas apos a montagem é recomendado a troca de 50% da água semanalmente. Após o primeiro mês pode passar para 30% semanalmente e assim manter.

2.2 - Sifonagem
Consiste no uso de uma mangueira para succionar a água, podendo assim "aspirar" os dejetos e demais impurezas que se acumulam no substrato e outras superfícies.

2.3 - Manutenção do filtro
Para melhor funcionamento do filtro e maior eficiência da filtragem, é importante a manutenção regular do filtro. É falado em lavagem semanal, as vezes mensal, mas na verdade é importante o bom senso do aquarista para ver quando o filtro já está com sujeira acumulada dificultando a passagem da água.

Cada aquário tem suas próprias características e requer toda atenção do aquarista para assim, se definir a melhor forma de manutenção e a escala de testes que serão feitos para manter-se controle de pH, GH, KH, amônia, dureza, etc.
O que mais é preciso no aquarismo plantado é paciência mas apesar de todo o trabalho, a recompensa é ótima. Depois é só relaxar e curtir toda a beleza e tranquilidade que se passa dentro de um aquário plantado.



Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Gambit



Mensagens : 25
Pontos : 55
Data de inscrição : 22/10/2009
Idade : 33

MensagemAssunto: Re: Montagem e Manutenção de Aquários Plantados.   Ter 27 Out - 7:59

Bah, mto massa, pena q eu não tenho mas paciencia pra isso.
Boaaaaaaa DEH
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
ZooPetss
Convidado



MensagemAssunto: Re: Montagem e Manutenção de Aquários Plantados.   Ter 27 Out - 8:46

Olhando assim da até vontade de montar um pra discus =~~
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Montagem e Manutenção de Aquários Plantados.   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Montagem e Manutenção de Aquários Plantados.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Manutenção de Aquários (Marinhos e Doces), Lagos e Paludários
» Aquário Plantado - Passo-a-passo
» Montagem do móvel para aquário 360L
» Projeto -Aquário de alvenaria-
» Travas de Aquário

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ZooPets - Fórum :: Aquarismo :: Aquários Água doce-
Ir para: