Informações sobre Animais Silvestres e Exóticos
 
InícioCalendárioGaleriaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se
Acessórios para Silvestres e Exóticos: www.zoopets.com.br/loja

Compartilhe | 
 

 Criação de Tenébrios

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
ImperatoR

avatar

Mensagens : 35
Pontos : 57
Data de inscrição : 22/10/2009
Idade : 25
Localização : Interior de Sampa

MensagemAssunto: Criação de Tenébrios   Ter 27 Out - 13:22

Criação de Tenébrios

O Tenebrio comum (Tenebrio molitor) é um dos insetos mais criados em todo mundo. Trata-se de uma espécie de besouro (Coleóptero), e é a larva desse besouro que nos interessa.
O Tenebrio é muito importante na alimentação de animais onívoros (que comem “de tudo”), insetívoros (que comem insetos) e também para aqueles que precisam de insetos em alguma fase da vida.
Quando criado de forma higiênica e fornecido em quantidade adequada, se traduz basicamente em Saúde e Atividade Psíquica e Motora para o animal que o consome.

Tenebrio comum, um alimento vivo.
O mais importante aspecto a se considerar sobre o uso de alimentos vivos, é o efeito que esses insetos provocam em termos de “bem estar animal” e em termos de “enriquecimento ambiental”.
Muitos animais criados em cativeiro adoecem devido à monotonia, e isso geralmente provoca comportamentos autodestrutivos, como a queda no consumo de alimentos e a auto-mutilação. Oferecer uma presa viva, móvel e palatável, pode manter um animal ocupado por várias horas.
Na criação de animais silvestres em cativeiro fica evidente a importância desse tipo de alimento. Insetos despertam os instintos de caça, de sobrevivência.

UTILIZAÇÃO

Pequenos mamíferos como o sagüi e o gerbil, escorpiões, aranhas, iguanas, rãs, tartarugas e peixes apreciam Tenebrios.
Na criação de aves são utilizados na alimentação de filhotes de emas, faisões, cracídeos e de galos combatentes. Diversos granívoros de nossa avifauna utilizam insetos em algum período do ciclo biológico, como o canário-da-terra, que não dispensa esse “banquete” quando tem filhotes no ninho.
São muito utilizados também como prêmios em programas de adestramento e como iscas em pescarias.

VALOR NUTRICIONAL

O valor nutricional das larvas do Tenebrio é outra importante característica. São excelentes como fonte de proteínas de alta digestibilidade, gorduras, fósforo e vitaminas.

PREPARAÇÃO E MANEJO DA CÔLONIA

A preparação de uma colônia de Tenebrios é muito simples, sendo necessário apenas uma caixa plástica, substrato e as larvas, itens disponíveis em nossa loja virtual.
A caixa deve ser mantida em local seco, escuro e ventilado.
Para montar a colônia, basta transferir a porção de tenebrios do recipiente de transporte para a caixa de criação, e completar com substrato até uma altura de 10 cm.
Como abrigo para as larvas, colocamos um pano dobrado (ou jornal) cobrindo 50% da superfície do substrato.
Dicas fundamentais no manejo de uma colônia de Tenebrio molitor:
• Fonte de umidade: recomendamos o uso de cenoura, chuchu ou batata. Cortar finas fatias do legume, com cerca de 2 mm de espessura, e colocar uma quantidade suficiente para 1 dia. A quantidade ideal a fornecer é aquele em que 24h após o fornecimento, praticamente não encontramos sobras. A retirada de sobras diariamente irá impedir o desenvolvimento de fungos na caixa.
• Outros alimentos: não recomendamos o uso de nenhum outro tipo de alimento na caixa além do substrato e da fonte de umidade.
• Troca do substrato: quando se verificar que o substrato se transformou num pó fino e cinza, é hora da troca do material. Para isso, basta passar a colônia numa peneira de maneira a separar os insetos dos resíduos. Limpe bem a caixa, coloque o novo substrato e em seguida os insetos coletados. Sempre utilize proteção para os olhos e narinas quando for peneirar sua caixa de criação.
• Reprodução: Tenebrios são insetos que passam pelas fases de ovo, larva, pupa e besouro. De 30 a 60 dias após o recebimento das larvas o criador verificará o aparecimento de besouros na colônia. A fase besouro indica início da postura de ovos, início da fase reprodutiva.
• Conservação sob refrigeração: uma das mais notáveis características do Tenebrio molitor é a capacidade de resistir a baixas temperaturas. Entre 0 a 5ºC positivos o inseto entra em “hibernação”, e com isso o desenvolvimento é muito mais lento. Essa técnica é muito útil para criadores que querem impedir que as larvas cresçam, e para atrasar a transformação de larvas em pupas. Na prática, basta colocar a colônia sob temperatura de geladeira, e retirar por 24h a cada 10 dias para que os insetos se alimentem.

Créditos a "bixa do Vi Gasbarro"
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Criação de Tenébrios
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Intrusos na criação de tenébrios!!!
» tenébrios no mercado livre
» TENÉBRIOS.!!!!
» Tenébrios! Cuidados na criação compensa!!!
» Onde guardar os tenébrios?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ZooPets - Fórum :: Aracnídeos :: Escorpiões-
Ir para: