Informações sobre Animais Silvestres e Exóticos
 
InícioCalendárioGaleriaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se
Acessórios para Silvestres e Exóticos: www.zoopets.com.br/loja

Compartilhe | 
 

 Por que os girinos tem dentes e os sapos não?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
ZooPets
Admin
avatar

Mensagens : 30
Pontos : 50
Data de inscrição : 22/10/2009
Idade : 29
Localização : Paraná

MensagemAssunto: Por que os girinos tem dentes e os sapos não?   Qui 5 Nov - 22:50

Suas características comprovam isso: em geral, os girinos são aquáticos. Estão em riachos, lagos, poças ou na água acumulada em bromélias, um tipo de planta. Têm, acredite, algo em comum com os peixes. Sim, com peixes!!! Adaptados a viver na água, os girinos possuem, no corpo, estruturas semelhantes às desses animais, como brânquias, que retiram o oxigênio da água. Por meio dela, eles respiram!
Ao contrário de sapos, rãs e pererecas, essas larvas também têm tronco arredondado, sem patas e uma cauda longa e achatada nos lados, que serve para nadar! Seu intestino é proporcionalmente muito comprido e enrolado. Para se alimentar, há espécies que raspam as pedras e o fundo em busca de algas. Outras filtram a água e, assim, obtêm plâncton -- organismos que vivem dispersos ali -- e algumas são carnívoras.
Por falar em comida, uma das grandes diferenças entre girinos, sapos, rãs e pererecas está na boca. Embora o formato dela varie com a alimentação e a espécie, muitos girinos têm um bico feito de queratina -- substância que forma as unhas -- com pequenos dentes.
Basta que a fase de girino chegue ao fim, porém, para que a larva pareça cada vez mais com o sapo, a rã ou a perereca que será no futuro! Nessa hora, diferentes tipos de hormônios -- substâncias especiais produzidas por glândulas ou tecidos -- entram em ação para controlar as mudanças. E são muitas que ocorrem!
O desenvolvimento de patas -- em geral, primeiro as traseiras -- é sinal óbvio de que a metamorfose está em andamento. Nesse período, várias estruturas do corpo do girino começam a sumir, enquanto outras aparecem. A cauda diminui pouco a pouco. O intestino se torna mais curto e se divide em regiões. Os pulmões se desenvolvem, as brânquias se atrofiam. A boca muda totalmente e o esqueleto é reestruturado. Patas dianteiras aparecem, a cauda continua a sumir e o anfíbio...
... Ele, que vivia só na água, se aventura no solo, agora como um sapinho. Uma nova etapa começa em sua vida! O anfíbio precisa assumir seus novos hábitos: cavar tocas -- pois é, quem diria: sapos cavam! --, escalar árvores, caçar insetos, cantar para atrair uma fêmea na beira da lagoa... Mas o período é crítico para quem está no meio da metamorfose! O animal está muito vulnerável! Afinal, um girino com patas não nada tão bem quanto um que não as tem, assim como um sapinho com cauda não pula longe. Os predadores, porém, estão em plena forma. Por isso, a metamorfose precisa ser rápida.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.zoopets.com.br
marcello
Convidado



MensagemAssunto: resposta da pergunta ``Por que os girinos tem dentes e os sapos não?´´   Qui 17 Dez - 12:44

Acho que pelo fato dos girinos se alimentarem de algas e precisar raspa-las, desenvolveram dentes para ajudar a raspar.
Ter dentes também é melhor quando se é carnívoro.
O sapo não precisa de dentes pois tem sua língua comprida e grudenta para capturar insetos
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Por que os girinos tem dentes e os sapos não?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» PEIXE QUE POSSUI DENTES HUMANOS
» Queda dos dentes de leite
» escovaçâo dos dentes
» PORQUE AS AVES NÃO TEM DENTES?
» Dentes duplicados

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ZooPets - Fórum :: Anfíbios :: Dendrobatídeos-
Ir para: